Dia 15 de março foi comemorado o dia da escola, a instituição tão conhecida pelo aprendizado e ensinamento, mas qual é sua história e origem? E por que esse dia é comemorado até os dias de hoje?

A escola é o local que, geralmente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e estudar as principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico, fundamental e médio. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas, hábitos, crenças e etnias.

A importância de ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todas as pessoas, ou que pelo menos deveria ter. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação dos alunos. Mas de onde surgiu a ideia de criar um lugar de aprendizado público e qual foi a primeira escola do mundo? Para essa pergunta, devemos construir uma resposta mais resumida, já que abrange uma história que passa por diferentes povos e diferentes noções sobre a educação e sobre as necessidades de uma criança.

O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino. A grande questão é: tudo isso durou mais de dois mil anos para acontecer e foi mudando muito lentamente. A tecnologia acelera todos os processos de amadurecimento da sociedade e não demorou muito para chegar às escolas. Embora ela seja uma revolução recente, que se deu há pouco mais de 70 anos, já deu pra perceber o quão rápido ela impacta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.