Desde a época do lançamento do live-action de Sonic, em 2020, a Nintendo anunciou um filme sobre seu mascote, Super Mario, o encanador mais carismático do mundo dos games. Em parceria com o estúdio de animação Illumination Entertainment, responsáveis pelas franquias: Meu Malvado Favorito; Sing; Pets; entre outros títulos famosos.
O teaser de Mario saiu dia 06 de outubro e já deu uma baita polêmica por conta do elenco do filme, sendo revelada a interpretação de Chris Pratt como Mario, Jack Black como Bowser e Keegan Michael Key como Toad. Apesar de todos serem ótimos atores, com vozes muito boas, a atuação do Chris Pratt como o bigodudo se destacou, pois o público estranhou a voz grossa e a falta do tão famoso sotaque italiano que o personagem possui nos jogos, que em comparação à atuação dos outros personagens, que ficaram incríveis, não foi tão abraçada pelos fãs.
Uma grande polêmica que também envolve a questão da voz do Encanador, foi a dublagem em outros países, como a versão brasileira em que o Mario é dublado por Raphael Rossatto, onde ele usa o sotaque italiano, dando uma voz bem mais parecida com a dos jogos. Alguns gringos estão até considerando a voz brasileira do Mario mais parecida com a do personagem principal.
Deixando as polêmicas de lado, o filme parece ser bem fiel e feito para os verdadeiros fãs da franquia, tendo elementos que fazem parte dos games e que deixam aqueles que gostam dos jogos muito animados para o lançamento do filme.