A Copa do Mundo está cada vez mais próxima, e como em toda copa é chegada a época do álbum de figurinhas. Nesta edição, entre as mais de 670 figurinhas necessárias para completar o álbum, existem as especiais, as figurinhas brilhantes, que carregam o escudo de cada seleção, porém, ainda mais especiais que essas, existem as figurinhas conhecidas como Legends, figurinhas muito raras que já foram anunciadas por 9 mil reais em plataformas como Mercado Livre.Muitas pessoas viram nessas figurinhas raras uma maneira de conseguir dinheiro rápido e fácil, vendendo figurinhas como o Neymar Legend dourado por preços que ultrapassam os 8 mil reais. Esses “novos ativos” estão começando a ser objeto de estudos e análises, como é sugerido pela fala do empresário Leonardo Mendes:
“Vi gente vendendo a R$ 10 e querendo morrer depois disso. Estou segurando as minhas: quem pergunta, digo que tenho, mas que não vou vender. É melhor aguardar para vender ‘na alta’”.
Na visão de muitos colecionadores que apenas tem o objetivo de completar o álbum, pagar tanto dinheiro em uma figurinha é algo absurdo e consideram a prática um “abuso” que tira toda a graça de colecionar figurinhas.
Mas afinal, por que são tão caras?
Essas figurinhas Legends são tão caras devido à sua escassez, estima-se pelos colecionadores que a chance de conseguir uma figurinha dessas é de uma em 2 mil pacotes de figurinhas. Esses “cromos raros”, como são chamadas tais figurinhas, têm um espaço especial no álbum, separado das outras 670 figurinhas disponibilizadas pela editora Panini. Dentre essas figurinhas raras existem quatro classificações, bordô, bronze, prata e ouros, sendo a bordô a menos rara e a ouro a mais difícil de ser encontrada.