Entenda como a elitização destrói a raiz do futebol.
Como sabemos, o Brasil é o país do futebol, muitos de nossos craques saíram diretamente das periferias. Desde cedo o futebol age na vida dos brasileiros periféricos como uma forma de escapar da realidade, seja acompanhando o time de futebol favorito, em campinhos, na rua com golzinhos de chinelo, surgindo assim o sonho de se tornar jogador de futebol.
Com o surgimento de diversos jogadores através da Taça das Favelas, a esperança de milhões de jovens é alimentada, livrando-os de dependência química, alcoolismo, crimes, entre tantos outros problemas que ocorrem dentro das periferias.
Porém, esse grande sonho está sendo, aos poucos, apagado. A elitização do futebol afeta além de torcedores, promessas do futebol. Os famosos “olheiros” que antes visitavam campeonatos periféricos, estão buscando jogadores em academias, escolinhas de futebol, onde poucos alunos são da periferia, dificultando ainda mais o acesso desses jovens.
Muito além da juventude que sonha em ser jogador de futebol, essa elitização afeta os torcedores com produtos caros, ingressos caros, transmissões em canais fechados. O sistema capitalista que visa unicamente o lucro, atinge os clubes, “matando” aos poucos sua cultura originária.
Adorei!
Ótima matéria mafe! Infelizmente a elitização é uma realidade que vem se expandindo cada vez mais…