Que atletas precisam ter uma alimentação mais saudável em relação a pessoas comuns, todos já sabem, mas por quê? Entenda como uma boa alimentação auxilia na vida do atleta.

Completa e variada, é assim que se baseia o conceito de nutrição, com quantidade suficiente e com qualidade de forma que atenda às necessidades do organismo. Não existe um único alimento que contenha todos os nutrientes, sempre vai ter predomínio de algum nutriente, por esse motivo é importante ingerir alimentos de diversos grupos (feijões e outras leguminosas, raízes e tubérculos, legumes e verduras, frutas, castanhas, leites e queijos, carnes , aves, pescados e ovos) para se ter uma dieta variada e mais completa, aumentando as chances de obter variados nutrientes para a boa nutrição do corpo. Os nutricionistas são muito importantes para auxiliar na dieta das pessoas, escolhendo a que seria mais viável para o estilo de vida que o individuo leva.

Isso se aplica de forma mais rigorosa com atletas, pois esses precisam de uma boa alimentação e rotina de treinos para manter um bom desempenho no esporte, alimentar-se não é apenas comer para deixar de sentir fome ou porque o que se escolheu é muito saboroso. A alimentação envolve aspectos mais profundos como quantidade, que deve ser suficiente para suprir as necessidades energéticas; qualidade, os alimentos consumidos devem suprir as necessidades nutricionais; harmonia, pois se deve ter equilíbrio entre os nutrientes e a quantidade em que são consumidos e adequação.

Não é recomendado que as pessoas façam sua própria dieta sem supervisão de um profissional, pois esses fazem exames e uma dieta específica para a pessoa de acordo com sua condição e a meta que deseja atingir. Em relação ao atleta, a nutrição pode entrar como um grande aliado nesse sentido, uma vez que se ajustada para as necessidades do atleta, será capaz de repor o glicogênio muscular. O nutricionista que atende esse público tem como objetivo ajustar a alimentação e suplementação de acordo com o tipo de modalidade esportiva, bem como a intensidade e duração dos treinamentos, a fim de fazer com que ele consiga um bom rendimento, recuperação e adequação às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.