A edição 96 dos Prêmios da Academia, ou Oscar, aconteceu no último domingo (10), resultando em uma cerimônia repleta de conteúdo, desde a aparição de “Messi”, o Cãovidado, Robert Downey Jr levantando sua primeira estatueta, a incrível performance de Ryan Gosling com “I’m Just Ken” ao lado da lenda do rock Slash e até mesmo John Cena nu.

História do Oscar

O Oscar surgiu há quase cem anos, em 1929, com o objetivo de reconhecer e premiar os melhores filmes, atores, diretores e profissionais da indústria cinematográfica, os prestigiando com a tão requisitada e famosa estatueta do Oscar, considerada o título de maior reconhecimento da área.

O evento ocorre uma vez ao ano e, sem dúvidas, é totalmente midiático, proporcionando inúmeras polêmicas, tais como:

  • OscarsSoWhite: Em 2015, nenhum ator negro foi indicado, provocando uma significativa revolta nas redes sociais, onde hashtags foram levantadas contra a academia.

Equívoco do vencedor: Em 2017, foi anunciado o filme “La La Land” como o melhor filme, e quando a equipe estava agradecendo, foram interrompidos por uma informação totalmente desagradável… o filme realmente vencedor da categoria foi “Moonlight”, anunciado de uma maneira tão exótica quanto inesperada.

O tapa: Em 2022, após levantar sua primeira estatueta, Will Smith se sentiu desconfortável com piadas de Chris Rock em relação a sua esposa. O ator subiu no palco e deu um tapa na cara de Chris Rock, gerando um dos assuntos mais polêmicos e comentados da história da Academia.

Vencedores e Indicados do Oscar 2024

Melhor direção de arte:

Pobres Criaturas
Napoleão
Barbie
Oppenheimer
Assassino da lua das flores

Melhor maquiagem:
Pobres Criaturas
A sociedade da neve
Mestro
Oppenheimer
Golda – a mulher de uma nação

Melhor montagem:

Oppenheimer
Anatomia de uma queda
Assasino da lua das flores
Pobres criaturas
Os rejeitados

Melhor figurino:
Pobres criaturas
Oppenheimer
Napoleão
Barbie
Assasino da lua das flores

Melhor fotografia:

Oppenheimer
Pobres criaturas
Maestro
El conde
Assasino da lua das flores

Melhor roteiro adaptado

Anatomia de uma queda
Maestro
Vidas passadas
Segredos de um escândalo
Os rejeitados

Melhor trilha sonora original

Oppenheimer
Pobres criaturas
Assasino da lua das flores
Indiana jones e o chamado do deserto
Ficção americana

Melhor ator coadjuvante:
Robert Downey Jr
Mark ruffalo
Ryan gosling
Sterling K. Brown
Robert de niro

Melhor direção:

Christopher Nolan
Martin Scorsese
Yorgos Lanthimos
Justine Triet
Jonathan Glazer

Melhor filme animação:

O menino e a garça
Nimona
Robot dreams
Elementos
Homem aranha através do aranhaverso

Melhor atriz:

Emma Stone
Lily Gladstone
Annete Bening
Carey Mulligan
Sandra Hüller

Melhor filme:

Oppenheimer
Pobres criaturas
Assassino da lua das flores
Maestro
Anatomia de uma queda
Vidas passadas
Barbie
Zona de interesse
Ficção americana
Os rejeitados

Melhor ator:
Cillian Murphy
Paul Giamatti
Bradley Cooper
Colman Domingo
Jeffrey Wright

Principais filmes da noite:

Oppenheimer: Filme dirigido por Christopher Nolan e conhecido por seu elenco de respeito, conta a história do lendário físico Julius Robert Oppenheimer, que desenvolveu a bomba atômica.
Barbie: Filme dirigido por Greta Gerwig, conhecido por suas músicas originais feitas pelos maiores artistas da atualidade, também é reconhecido por seu vasto elenco. Conta a história da existência da boneca na vida real enfrentando diversos desafios e o patriarcado.
Pobres Criaturas: Longa estrelado por Emma Stone, passa-se na era vitoriana e é uma espécie de fantasia que segue a vida de uma Frankenstein que é uma mulher.
Assassino da Lua das Flores: Dirigido por Martin Scorsese, conta a história do primeiro agente do FBI, estrelando o grande ator Leonardo DiCaprio. É um filme de faroeste e crime.
Maestro: Filme dirigido e estrelado por Bradley Cooper, que passou seis anos aprendendo a conduzir como um maestro para uma cena de 6 minutos e 21 segundos. O filme retrata o relacionamento de um maestro com uma atriz durante a ascensão de suas carreiras.
O Menino e a Garça*: Animação dirigida por Hayao Miyazaki, que conta a história de um garoto que precisa lutar para sobreviver em uma nova cidade após a morte de sua mãe, até que uma garça fala dizendo que sua mãe está viva e o faz ir até uma torre, acabando por levá-lo para outro mundo.

Melhores momentos da noite

Messi, o cãovidado:
Simplesmente um dos assuntos mais comentados da noite, foi a participação de um cachorro chamado Messi, um Border Collie que roubou as cenas com sua fofura e inteligência, pregando peças nos atores, dando entrevistas e até “aplaudindo” os ganhadores. Ele atuou em Anatomia de uma queda.
Ryan gosling x Slash
Ao subir no palco, Ryan Gosling serviu uma baita perfomasse da música “I’m just ken”se inspirando no ícone Marilyn Monroe com um tempero de guitarra de um dos maiores guitarristas de todos os tempos, o Slash. Tornando uma apresentação inesquecível.
Jhon cena nu?
Durante o anúncio sobre o melhor figurino, o ator e lutador John cena apresentou s categoria simplesmente nu, tampando suas partes íntimas com uma placa.

Você conseguiu Robert Downey Jr:
O ator Robert Downey Junior começou sua carreira em 1970 aos 5 anos e desde então passou por momentos altos e baixos, como seu uso constate de substâncias líticas e duas passagens na prisão até seus sucessos e sua ascenção quando assinou com a Marvel. Realmente sua vida não foi fácil, porém com muito trabalho e dedicação o ator pode receber sua primeira estatueta após ganhar a categoria de melhor ator coadjuvante com Oppenheimer.

E infelizmente o Oscar 2024 chegou ao fim…

A recente cerimônia do Oscar foi de fato marcada por seus momentos inesquecíveis, o tornando especial, nós cinéfalos e amantes da mídia mal podemos esperar pela próxima edição!

5 thoughts on “And The Oscar Goes to…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.