Dia 14 de outubro terá um eclipse solar anular que poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil!

Imagem

Explicando de forma detalhada, um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, bloqueando, momentaneamente, a luz solar. E um eclipse anular acontece quando a distância da Lua não a permite cobrir toda a luz solar, deixando uma espécie de anel brilhante.

Os eclipses solares são incríveis e sempre despertam a curiosidade das pessoas que desejam testemunhar esse fenômeno astronômico com seus próprios olhos. Entretanto, essa é uma atividade que demanda uma série de cuidados. Olhar diretamente para o Sol, por si só, é perigoso aos olhos humanos em função dos raios infravermelhos (IV) e ultravioletas (UV), que podem causar problemas na retina.

A observação dos eclipses solares deve ser feita com a utilização de filtros especializados, como, por exemplo, o filtro de polímero preto ou ainda com equipamentos de segurança, como óculos de soldador. Binóculos, câmeras fotográficas e telescópios também são instrumentos que podem auxiliar nessa atividade, mas sempre com o emprego dos filtros próprios para a observação da superfície solar na extremidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.