Cebola, alho, cebolinha e alho-poró podem causar anemia em gatos. Seja cru, cozido, em pó ou desidratado, eles podem danificar os glóbulos vermelhos do gato e também causar náusea, dor abdominal, vômito e diarreia.
Uma quantidade pequena de chocolate já é suficiente para intoxicar o animal gravemente e capaz de fazê-lo apresentar, de 6 a 12 horas após a sua ingestão, sintomas como: agitação maior do que o normal, distensão abdominal, dificuldade respiratória, fraqueza muscular, vômitos, diarreia, aumento no consumo de água e da temperatura, tremores, convulsões e coma.
Caroços de frutas como pêssego, ameixa, manga, abacate e avocado com frequência causam obstrução gastrintestinal se ingeridos. Além disso, as sementes de maçãs e peras também são tóxico para cães.
A ingestão de uva pode causar lesão renal aguda, doença que compromete o funcionamento dos rins e pode levar seu animal a morte. Veterinários ainda não identificaram qual é a substância presente na fruta que prejudica os pets. Eles podem ainda apresentar fraqueza, desidratação, redução da produção de urina e falência renal.
Cães e gatos adultos não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, e por isso desenvolvem intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite e seus derivados, como queijo e iogurtes, podem provocar dores abdominais, náuseas e diarreia.
Portanto, preste mais atenção nos alimentos que seus bichinhos estão consumindo, muitos alimentos fazem mal para eles.