A Netflix anunciou na terça-feira (23) que fará uma cobrança mensal dos usuários que compartilham suas senhas na plataforma.
Tal providência já esta em ação desde o ano de 2022 em alguns países, como Chile, Peru, Argentina e outros.
Como a taxa está sendo colocada em prática?
Será cobrado mensalmente um valor de R$ 12,90 dos usuários que dividem seu login e senha na plataforma com pessoas fora de sua residência.
“A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam”, explicou a empresa.
Por que cobrar a “taxa do ponto extra”?
Foi relatado, em abril de 2022, que a Netflix teve uma perda de 200 mil assinantes entre janeiro e março daquele ano. De acordo com a Bloomberg (rede que transmite notícias econômicas) em balanços trimestrais, foi a primeira vez, desde 2011, que houve um registro de resultado negativo nessa questão.
Foi estimado que 100 milhões de usuários aproveitam de senhas compartilhadas em todo o mundo.
“Começaremos a enviar este e-mail para assinantes que compartilham a conta Netflix fora da própria residência no Brasil”, diz a empresa em comunicado.
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) entrou com um processo contra a Netflix por causa de tal notícia e de acordo com Tábata Fagundes, advogada especialista em direito do consumidor, “Esse anúncio não foi detalhado corretamente pela empresa, e essa falta de clareza na informação é, sim, uma violação direta ao princípio do dever de informar, que é uma das principais garantias do Código de Defesa do Consumidor”
“Assista onde quiser” é o famoso slogan da rede de stream em evidência e ela pode ser punida por propaganda enganosa devido a essas futuras cobranças. Tábata confirma que “Isso induz o consumidor a entender que o preço pago na mensalidade vai permitir o uso em dispositivos diferentes. Até porque o uso da mesma conta em dispositivos diferentes não significa que há compartilhamento de senha, pois a Netflix pode ser assistida em diversos dispositivos, como televisão, celular, computador e tablet. E também existe o caso das pessoas que, sozinhas, usam a mesma conta Netflix em mais de um endereço”.