Com certeza você alguma vez já ouviu falar dos famosos dramas Sul Coreanos, os quais vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil, mas qual seria o motivo por trás disso?
A cultura asiática já apresenta um grande público brasileiro, podemos ver com a Rua Liberdade na cidade de São Paulo, que é considerada a maior comunidade japonesa fora do Japão. O Brasil tem uma grande “abertura” para diferentes tipos de culturas, o que facilitou a popularização dos K-Dramas (dramas Sul Coreanos).
O crescimento de acesso dessas séries ocorreu durante a pandemia de 2020, É estimado que o Brasil foi o 3° país do mundo que mais consumiu esses conteúdos. Mas esses acessos acontecem desde 2011, quando o K-pop (gênero musical coreano) se popularizou, motivado por grupos como: BTS, que tem uma fama mundial e o solista PSY, com a música “Gangnam Style” que já alcançou a marca de 4.8 bilhões de acessos.
Essa popularização pode ter acontecido pelo fato dos K-dramas serem séries mais curtas, a maior parte deles contém somente 1 temporada com 16 episódios de uma hora, que podem ser maratonadas rapidamente, além de serem dramas melodramáticos, em sua maioria românticos e “fofos”, que abrangem todas as idades por conter uma leveza maior em suas narrativas. Mas também existem séries de fantasia e suspense, que não deixam a desejar em comparação a outras séries, como por exemplo, a série “Squid Game” que chamou a atenção de muitos internautas no ano de 2021 e permaneceu por muito tempo nos Top 10 da Netflix.
Cada vez mais empresas de entretenimento procuram colocar em seus catálogos séries coreanas. A Netflix tem produzido em grande quantidade, já que é notório o crescimento de visibilidade desses dramas, muitos assinam a Netflix somente por causa dessas séries. A Star+ não fica para trás, produzindo K-dramas como SnowDrop, protagonizado pela Idol Jisso, participante do grupo feminino de K-Pop, Blackpink.
E você aí, já assistiu algum K-drama?
Eu amo k-Dramas! Concordo com tudo que a escritora disse, me definiu nesse artigo kkkk.